Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Chás que aliviam a prisão de ventre: descubra quais são os mais eficazes

Bebidas que podem estimular o funcionamento intestinal

Por Giovana Santos
25 out 2024, 16h00 • Atualizado em 28 out 2024, 12h32
Chás para aliviar a prisão de ventre
Descubra quais chás podem ajudar no alívio da prisão de ventre | (jannoon028/Freepik)
Continua após publicidade
  • Prisão de ventre, constipação, intestino preso… Os nomes são vários, mas o problema é um só – e bastante incômodo.

    Ficar mais de três dias sem ir ao banheiro, ou até ir, mas ter que fazer muita força, já são sintomas da prisão de ventre. E uma das causas mais comuns é a alimentação ruim – normalmente pobre em fibras e rica em carboidratos refinados.

    Por isso, o melhor a fazer a longo prazo é adotar uma dieta equilibrada e com frutas e vegetais em abundância. Mas para aqueles momentos de mais desespero, alguns chás também podem ajudar! Confira bebidas que estimulam o trânsito intestinal:

    3 Chás para aliviar a prisão de ventre

    1 – Chá de cominho 

    As sementes de cominho e seu óleo podem ser usados para tratar uma ampla gama de sintomas digestivos, incluindo azia, distensão abdominal e espasmos gastrointestinais, como apontou um estudo de 2015. Por ter algumas propriedades antimicrobianas, eles ainda podem apoiar o desenvolvimento de bactérias intestinais benéficas no intestino, agindo como um probiótico e estimulando o funcionamento do órgão.

    Continua após a publicidade

    Como preparar: adicione 1 colher de sopa de folhas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água fervente e espere 10 minutos. Coe, aguarde mais 5 minutos e beba.

    2 – Chá de erva-doce

    Possui compostos que melhoram a função intestinal. Ainda, possui função digestiva e é inibidor da distensão abdominal causada por gases, náuseas e azia.

    Como preparar: leve uma xícara de água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, coloque 1 a 2 colheres de sopa de erva-doce, tampe e aguarde 5 minutos. Então, é só coar e beber.

    Continua após a publicidade

    3 – Chá de boldo 

    Por conter compostos bioativos como a boldina, que melhora a ação da bile liberada pela vesícula no intestino, o boldo auxilia na digestão de gorduras e no alívio da má digestão. A sua ação é otimizada se o chá for tomado antes ou logo após as refeições. Além disso, atua como relaxante, regulando o funcionamento do intestino e pode ser útil para tratar a prisão de ventre.

    Como preparar: leve uma xícara de água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, coloque 1 colher de sopa de folha de boldo, tampe e aguarde 5 minutos. Então, é só coar e beber.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.