Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Alivie o inchaço com chás: descubra as opções mais eficazes para o corpo

Estudos apontam opções eficazes para aliviar o inchaço no corpo

Por Juliany Rodrigues
7 jan 2025, 14h00 • Atualizado em 8 jan 2025, 09h18
chás para desinchar e aliviar a retenção de líquidos
O chá de hibisco é uma das melhores opções para aliviar o inchaço no corpo | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A retenção de líquido é um problema que tende a piorar durante o verão, o que pode causar inchaço no pé, nas mãos, nas pernas e até no rosto. Além de aumentar a ingestão de água, se exercitar e controlar o consumo de sal, existem alguns chás que podem ajudar a aliviar esse desconforto. Conheça opções eficazes para incluir na sua rotina diária:

    Opções de chás para desinchar

    1

    Gengibre

    De acordo com um estudo de 2013, o gengibre é um poderoso antiinflamatório, além de ter um composto chamado gingerol, que ajuda a aliviar o inchaço.

    Siga

    Como bônus, ele ainda ajuda com náuseas e é um forte auxiliar digestivo que ajuda a aliviar gases, inchaço, dores de estômago e evacuações. Por fim, essa raiz ainda é conhecida por acalmar a inflamação e acalmar o trato gastrointestinal.

    2

    Hortelã-pimenta

    Em algumas pesquisas, incluindo uma de 2019, o óleo de hortelã-pimenta demonstrou ser eficaz na redução de dores de estômago, inchaço e gases. Sendo assim, seu chá é uma ótima opção para combater o mal-estar e desinchar o corpo.

    3
    Continua após a publicidade

    Erva-doce

    A erva-doce foi estudada por seus inúmeros benefícios para a saúde, mas quando se fala especificamente em desinchar, ela ajuda a dissipar os gases do intestino, além de estimular o corpo a produzir mais bile, como apontou um estudo de 2017.

    Continua após a publicidade

    Isso, por sua vez, faz com que o organismo seja mais capaz de quebrar as gorduras, especialmente os laticínios, que são um dos maiores culpados por um estômago inchado.

    4

    Camomila

    Você pode reconhecer a camomila especialmente por suas propriedades calmantes. Porém, ela também pode ajudar a acalmar o estômago inchado.

    Isso porque, segundo um estudo , o extrato dessa erva tem potencial para proteger o organismo contra diarreia e úlceras estomacais, devido às suas propriedades antiinflamatórias.

    Continua após a publicidade
    5

    Dente de leão

    Diurético natural, esse chá ajuda a reduzir a retenção de água do corpo já que, embora ninguém goste de correr de hora em hora até o banheiro, essa ação ajuda a aliviar o inchaço.

    Além disso, a raiz também tem sido usada há muito tempo para aliviar inflamações, ansiedade e outros incômodos, de acordo com uma pesquisa publicada em 2016.

    6

    Hibisco

    Um estudo apontou que os flavonóides presentes hibisco podem ajudar a regular um hormônio chamado aldosterona, que controla os níveis de eletrólitos e afeta a ingestão de água – ambos essenciais para combater o inchaço. Vale ressaltar que, apesar de seu sabor amargo, o hibisco ganha um gostinho mais adocicado quando as flores são fervidas.

    7
    Continua após a publicidade

    Chá verde

    Energia natural, ajuda na perda de peso, maravilha dos cuidados com a pele… De fato, o chá verde é cheio de vantagens para um bom funcionamento do organismo.

    Continua após a publicidade

    E sim, podemos adicionar também as propriedades anti-inchaço à já longa lista de benefícios que ele oferece. Isso porque, segundo uma pesquisa feita no Japão, as catequinas do chá verde ajudam a acalmar o trato gastrointestinal e fazer com que o estômago faça a digestão dos alimentos com mais eficiência.

    8

    Cominho

    As sementes de cominho e seu óleo podem ser usados para tratar uma ampla gama de sintomas digestivos, incluindo azia, distensão abdominal e espasmos gastrointestinais, como apontou um estudo de 2015.

    Por ter algumas propriedades antimicrobianas, elas ainda podem apoiar o desenvolvimento de bactérias intestinais benéficas no intestino, agindo como um probiótico.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.