O chá de moringa está em alta, mas é seguro para a saúde? Entenda
Especialista fala sobre os riscos associados ao consumo desenfreado do chá de moringa
No TikTok, o chá de moringa, planta nativa do norte da Índia e conhecida por ser a “árvore da vida”, virou febre, e vídeos ensinando a adicioná-lo na rotina já somam mais de 10 milhões de visualizações. O motivo? A bebida tem sido apontada como uma grande aliada para a perda de peso.
Para o Dr. Silas Soares, especialista em saúde funcional e integrativa, essa popularidade do chá de moringa levanta questões sobre sua eficácia e segurança. De acordo com ele, é preciso ter muito cuidado com as recomendações que vemos nas redes sociais.
“Essa planta não possui níveis de gordura, sódio, açúcar e colesterol, por isso, é vista como benéfica ao organismo, principalmente para aqueles que possuem diabetes, hipertensão e sobrepeso, já que a ingestão pode contribuir para o emagrecimento. Por conta dessa ação, o chá de moringa vem sendo muito divulgado na internet, porém, é necessário ter muita atenção com esse consumo, especialmente porque a comercialização de cápsulas, da farinha da planta e do chá foram proibidos pela Anvisa em 2019“, diz Soares.
Proibição pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tomou essa decisão devido à precariedade de comprovação da segurança do uso da Moringa oleifera em alimentos. Foi suspensa a distribuição, a fabricação, a importação e a propaganda de produtos contendo a moringa no Brasil. Por outro lado, no TikTok, é possível encontrar milhares de postagens que incentivam o consumo do chá, destacando vantagens como diminuição do apetite e combate aos inchaços.
Riscos do consumo desenfreado
O especialista em saúde integrativa revela que a moringa apresenta uma alta concentração de cálcio. “O que pode ser beneficiado ao organismo, também pode prejudicá-lo, Isso porque essa quantidade vasta pode nem sempre ser absorvida pelo corpo de uma forma adequada, podendo agravar quadros de cálculo renal, por exemplo”, alerta ele.
Outros efeitos colaterais que podem acontecer são: episódios de taquicardia, náuseas, diarreia e vômitos.
“A moringa é extremamente rica em agentes antioxidantes, caso haja o consumo excessivo ela poderá provocar lesões no fígado. Além disso, o uso descontrolado pode aumentar a produção de glóbulos vermelhos, fazendo com que quem consuma o chá de moringa fique mais propenso a ter o acidente vascular cerebral (AVC)”, conclui.