Hierochloe odorata, conhecida como capim santo, é uma erva de aroma doce usada principalmente na fabricação de medicamentos fitoterápicos e também no chá de capim santo.
Nativa da América do Norte e do norte da Eurásia, esta erva aromática também é utilizada na produção de bebidas destiladas.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAPIM SANTO
Tratamento de resfriado e tosse
Um dos benefícios para a saúde associados a esta erva é que ela é benéfica no tratamento de gripes e resfriados comuns. O chá também é eficaz no alívio da dor de garganta e no alívio da tosse. Os índios nativos queimam a erva sagrada e inalam sua fumaça para aliviar o resfriado e os sintomas associados, como congestão nasal.
Melhora a saúde reprodutiva feminina
Os povos tribais da América do Norte usavam capim santo para estancar o sangramento no útero e expelir a placenta após o parto. Acredita-se que uma infusão preparada com esta erva ajuda mulheres que sofreram aborto espontâneo.
Ajuda em infecções oculares
Os índios nativos usavam uma infusão feita de capim santo como colírio para se livrar de infecções oculares.
Diminui inchaços
A cumarina é o composto que confere ao capim santo seu aroma doce característico. Este composto é conhecido por ter efeitos de afinamento do sangue e, portanto, é usado para tratar certos tipos de edema e inchaço.
COMO FAZER CHÁ DE CAPIM SANTO NATURAL
Ingredientes:
Capim Santo | 3 xícara
Água | 500ml
Açúcar ou mel | à gosto
Suco do limão | 2 unidades
Como fazer:
Coloque a água no fogo e deixe ferver.
Coloque o capim santo e deixe por mais 10 minutos.
Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente o limão e adoce a gosto.