O chá da tarde é o novo happy hour
Sim, a bebida queridinha dos britânicos ganha novo status e está colaborando para a formação de um novo estilo de vida
Acredite se quiser, a era das cervejas depois do trabalho acabaram. Pelo menos é isso que diz o Pinterest Predicts, o relatório anual da plataforma que prevê quais serão as próximas grandes tendências.
De acordo com ele, o chá vai deixar de ser uma bebida degustada ocasionalmente para se tornar um “estilo de vida”. Pessoas de todas as idades têm pesquisado sobre a bebida no Pinterest e buscado maneiras diferentes de incorporá-la no seu dia a dia.
Por exemplo, as pesquisas por “comidinhas para o chá da tarde” aumentaram quatro vezes. Já as buscas por festas temáticas de chá, como “chá da tarde vintage”, cresceram em 70% – ou seja, os chás têm ganhado novo status e estão se tornando um desejo mundial, inclusive em estética.
Fomos entender um pouco mais dos motivos que tornam os chás tão interessantes – e os seus benefícios para a saúde!
A DINÂMICA DO CHÁ
Segundo Naiara Roda, nutricionista especialista em nutrição esportiva, o chá não é uma modinha. A bebida vem sendo usada há muitas centenas de anos não só pelo gosto agradável de algumas ervas, como pela diversidade de benefícios que trazem.
“Temos uma grande variedade de chás e cada um possui uma propriedade diferente da outra, podendo citar o auxílio no emagrecimento, desintoxicação do organismo, diurese corporal, calmante, melhora da qualidade do sono… E por aí vai”, explica ela.
Aliás, como os chás possuem propriedades diferentes, é interessante distribuir o seu consumo ao longo do dia. A xícara da manhã, por exemplo, pode ser mais estimulante, concentrada em cafeína – pense no chá preto ou verde, por exemplo.
A xícara da tarde, de acordo com Naiara, pode conter ervas desintoxicantes, uma ótima opção para o período – aqui, hortelã ou hibisco são opções que possuem essa função. Por fim, para fechar o dia, a última xícara de chá pode ajudar você a relaxar antes de dormir, como o chá de camomila.
E tem mais. Quem tem problemas com a digestão pode, ainda, optar por uma quarta xícara logo depois do almoço, com ervas que auxiliem na digestão. Pense, por exemplo, em boldo ou hortelã.
Aliás, como você pode imaginar, existem muitas vantagens em trocar o café e até o álcool pelo chá: afinal, a bebida é muito benéfica à saúde e pode ser combinada com a ocasião – enquanto a cafeína e o álcool tem efeitos no organismo que colaboram, por exemplo, para um sono agitado ou um organismo inflamado. Mas, é claro, tudo em excesso tem um malefício:
“Assim como tudo na vida, o excesso do consumo de chás também pode fazer mal, isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em grandes quantidades, podem ser danosas para o organismo”, completa a nutricionista.