Muito além das sobremesas: 5 benefícios do pistache para a saúde
Nutricionista explica quais vantagens o consumo desse superalimento é capaz de oferecer para o organismo

Tendência gastronômica que não parece dar sinais de cair no esquecimento dos brasileiros tão cedo, o pistache conquistou o paladar das pessoas especialmente por conta de receitas doces irresistíveis. No entanto, a verdade é que esse pequeno fruto seco, in natura, vai muito além de seu sabor: ele traz uma série de benefícios cientificamente comprovados para a saúde.
De acordo com Aline Quissak, nutricionista, pesquisadora e CEO da Nutri Secrets, o consumo regular de pistache pode impactar positivamente a saúde cardiovascular, o metabolismo e até mesmo a fertilidade.
“O pistache é um aliado poderoso da saúde, especialmente dentro da alimentação terapêutica. Esse pequeno fruto verde, tão querido por muitos, oferece benefícios impressionantes”, aponta.
A seguir, a profissional listou 5 bons motivos para você começar a consumir esse superalimento.
Benefícios do pistache para a saúde
1Protege a saúde do coração
Rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, o pistache auxilia na redução do colesterol LDL (“ruim”) e no aumento do colesterol HDL (“bom”). Além disso, estudos apontam que seu consumo pode contribuir para o controle da pressão arterial. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition revelou que a ingestão regular de pistache melhora a função endotelial e reduz significativamente os níveis de colesterol LDL.
2Regula os níveis de açúcar no sangue
Um estudo do Diabetes Care demonstrou que o pistache melhora a resposta glicêmica e reduz marcadores inflamatórios em pessoas com síndrome metabólica. “Com baixo índice glicêmico e compostos bioativos, ele auxilia na regulação da glicose sanguínea, tornando-se um grande aliado na prevenção e controle do diabetes tipo 2”, explica Aline Quissak.
Favorece a saúde intestinal
Fonte de fibras prebóticas, o pistache promove um microbioma intestinal equilibrado ao nutrir bactérias benéficas. Seus polifenóis também ajudam a reduzir inflamações intestinais. Uma pesquisa do British Journal of Nutrition mostrou que seu consumo regular aumenta a diversidade de bactérias saudáveis no intestino, favorecendo a digestão.
Poderoso antioxidante natural
Carotenoides como luteína e zeaxantina, além de polifenóis e vitamina E, fazem do pistache um potente antioxidante. Esses compostos ajudam a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e protegendo a pele e os olhos.
5Melhora a fertilidade masculina
Pouco se fala sobre isso, mas o pistache também contribui para a saúde reprodutiva. Rico em arginina, um aminoácido que melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, e em zinco, mineral essencial para a produção de espermatozoides saudáveis, ele pode ser um aliado da fertilidade masculina.
Diante dos benefícios, Aline afirma que o pistache vai muito além de um simples lanche. Seus efeitos positivos para a saúde cardiovascular, controle da glicose, equilíbrio da microbiota intestinal, redução do estresse oxidativo e fertilidade fazem dele um superalimento funcional.
“Inseri-lo na dieta de maneira equilibrada pode trazer vantagens a longo prazo e contribuir para o bem-estar geral. Seja em lanches, saladas ou receitas mais elaboradas, ele é uma escolha nutritiva e deliciosa”, finaliza a nutricionista.