Canela: Descubra os incríveis benefícios para sua saúde e bem-estar
As vantagens da especiaria incluem a proteção do coração, o controle do açúcar no sangue e muito mais. Descubra!

A canela, além de trazer mais sabor e aroma para as receitas, também oferece diversos benefícios para a saúde do nosso corpo, por exemplo, combate aos radicais livres, ação anti-inflamatória e controle dos níveis de açúcar no sangue.
“Ela é obtida da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum. É muito utilizada na culinária e também reconhecida por garantir algumas propriedades medicinais””, conta a Bruna Makluf, nutricionista da WeFit.
Essa especiaria, que pode ser encontrada na forma de pó, em pau ou casca nos mercados, é considerada muito versátil e pode ser adicionada em diversas receitas, como chás, smoothies, sobremesas e até mesmo pratos salgados.
Benefícios da canela para saúde
A seguir, entenda mais sobre os nutrientes presentes na canela e conheça bons motivos para incluí-la na sua alimentação.
Mas, antes de tudo, lembre-se: para aproveitar as vantagens dessa especiaria, é necessário utilizá-la de forma moderada e como parte de uma dieta equilibrada.
1. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória
A canela carrega substâncias antioxidantes, como os polifenóis, que combatem os danos causados pelos radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento precoce e doenças crônicas, como diabetes e câncer.
A especiaria também promove ação anti-inflamatória, favorecendo o bom funcionamento do nosso organismo.
2. Protege o coração
A canela pode contribuir para a redução da pressão arterial, dos níveis de triglicerídeos e do colesterol “ruim” (LDL). Dessa forma, desempenha um papel significativo na proteção da saúde do coração.
3. Estimula o metabolismo
O Dr. Silas Soares, especialista em saúde integrativa, explica que a canela tem um efeito termogênico no nosso corpo. “Ou seja, ela aumenta a temperatura corporal e estimula o gasto energético, mesmo em repouso”, diz.
Com isso, a especiaria pode colaborar para processos de emagrecimento e favorecer a eliminação de gorduras.
4. Controla o açúcar no sangue
A canela tem compostos que podem auxiliar no controle do açúcar no sangue, entre eles, o cinamaldeído. Ela melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a reduzir os picos de glicose após as refeições.
“Estudos indicam que a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Inserida em um contexto saudável, ela pode ser mais uma estratégia no controle glicêmico”, destaca a nutricionista.
5. Combate bactérias e fungos
A canela traz algumas propriedades antibacterianas e antifúngicas potentes, especialmente devido ao cinamaldeído. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger o nosso corpo contra infecções.
Os efeitos antibacterianos da especiaria ainda podem agir na melhora do mau hálito e na prevenção da cárie dentária.
Atenção!
O consumo excessivo de canela pode desencadear efeitos adversos, como irritação no estômago e no intestino, toxicidade hepática, vômitos e diarreia.
“Comer muita canela, especialmente a variedade cassia, pode levar ao acúmulo de cumarina, um composto que pode ser tóxico para o fígado”, alerta Makluf.
“Grávidas, lactantes e pessoas com problemas hepáticos ou alergias devem consultar um profissional de saúde antes de incluí-la na dieta. E, ao comprar o produto, preste muita atenção na qualidade e na procedência”, conclui ela.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.