Se você quer turbinar o seu cardápio, pode ser hora de apostar em um ingrediente simples e barato: a abobrinha. O alimento é repleto de nutrientes essenciais para a nossa saúde — desde antioxidantes, que combatem doenças, até fibras, que melhoram o trânsito intestinal.
Sem contar que o ingrediente esbanja versatilidade. Tudo graças ao seu sabor suave e delicado que funciona muito bem em sopas, entradas, pratos principais… Quer mais vantagens? Então, não perca:
O que exatamente é a abobrinha?
A abobrinha italiana, o tipo mais consumido aqui no Brasil, é da família Cucurbitaceae, a mesma das abóboras, da melancia, do melão, do pepino e do chuchu. E pasme: botanicamente falando, ela é um fruto! Só que a gente a utiliza em preparos salgados.
Confira as informações nutricionais do alimento (1 xícara crua e fatiada):
- 19 calorias;
- 1g de proteínas;
- 1g de gordura;
- 4g de carboidratos;
- 1g de fibras.
“Além disso, contém vitaminas A, E e C. E minerais selênio, cálcio, zinco e potássio”, complementa a nutricionista Franciele Freitas, da Divina Terra.
Principais benefícios da abobrinha
Promove o emagrecimento
Por concentrar pouquíssimas calorias, o alimento é uma ótima opção para incluir na dieta de quem está querendo emagrecer.
Hidrata
“A abobrinha promove hidratação pois um dos seus maiores componentes é a água”, diz a especialista.
Ajuda no funcionamento do intestino
Graças às fibras presentes no alimento, que aumentam o bolo fecal e auxiliam a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.
Garante mais saciedade
Também por conta das fibras.
Equilibra os níveis de açúcar no sangue
A abobrinha possui baixo índice glicêmico, isto é, não promove picos de açúcar (glicose) no sangue — fenômeno conhecido por gerar mais fome e até aumentar o risco de diabetes.
Contribui para a visão
A vitamina A reforça os tecidos oculares contra os danos causados pelos raios UV.