Se você está tentando perder peso, fazer mudanças simples em seu estilo de vida, como sair para caminhadas, reduzir o estresse e beber mais água, pode parecer a estratégia mais fácil e sustentável. Mas aumentar sua ingestão de H2O pode realmente ajudá-lo a atingir esse objetivo?
A resposta simples e rápida é: sim! Mas não pelos motivos que você pensa. A gente explica
- Ela reduz sua ingestão de alimentos ricos em carboidratos
Mesmo uma leve desidratação pode fazer você se sentir cansado. Nesses casos, o corpo recorre a carboidratos refinados para ter um boost rápido de energia. Isso porque os carboidratos simples são digeridos rapidamente, elevam os níveis de açúcar no sangue em cerca de 15 minutos e liberam hormônios que, não só dão mais ânimo, mas também melhoram o humor — por isso você quer mais doces quando está estressado.
Isso significa que manter o controle da ingestão de líquidos e atingir a quantidade recomendada todos os dias pode reduzir os “beliscos” de alimentos ricos em carboidratos, que aumentam o peso.
- Ela pode fazer você se sentir mais saciado antes de uma refeição
Quando você bebe água (ou qualquer outro líquido), seu estômago se expande e neurônios específicos que detectam alongamento no órgão dizem ao seu cérebro que você está cheio.
Não é recomendado beber durante as refeições, já que isso dilui os ácidos responsáveis pela digestão mas um pequeno estudo de 2007 descobriu que pessoas consumiam menos durante uma refeição quando bebiam 500 ml de água 30 minutos antes de comer.
- Pode evitar um metabolismo mais lento
Não, aumentar sua ingestão de H2O não vai acelerar seu metabolismo.
Na verdade, esse aumento só pode ocorrer se você estiver cronicamente desidratado. Então o processo é o contrário: não é que ingerir mais água acelera seu metabolismo, mas não ingerir água suficiente, o diminui.
Existem pesquisas que apoiam a ligação entre o aumento da ingestão de água e o aumento do metabolismo, mas elas são com roedores.
Conclusão
Logo, beber água realmente ajuda a perder peso mas de maneira secundária, já que essa ingestão vai fazer com que você consuma porções menores e menos alimentos “ruins”.
E se você está se perguntando, “ok, mas quanta água devo beber para colher esses benefícios?”, saiba que não há uma recomendação fixa.
O estudo acima mencionado que mostra uma ligação entre a ingestão de H2O pré-refeição e o consumo de alimentos durante uma refeição envolveram 500 mililitros de água 30 min antes de comer.
Mas claro que isso não é suficiente para manter seu corpo adequadamente hidratado o dia todo.
Uma conta recomendada pela nutricionista e diretora clínica da Dietnet Nutrição, Saúde e Bem-Estar, Lara Natacci é:
35 ml X kg
Continua após a publicidade(No caso de um adulto de 60 kg, seriam necessários 2,1 litros por dia)
“É muito individual o quanto cada pessoa precisa de líquido, por isso é difícil conseguir quantificar com exatidão. Existe um consenso de que um adulto normal, com uma dieta de 2 mil calorias diárias deveria ingerir uma média de 2 litros de líquidos por dia, considerando a alimentação. Esse cálculo é feito sob a recomendação de que para cada caloria consumida, deveríamos ingerir 1 ml de água. No caso de crianças, são 1,5 ml por caloria”, explica Lara.