Banana prende o intestino ou ajuda a fazer cocô? Estudo esclarece
Muito presente na casa dos brasileiros, essa fruta ainda gera dúvidas quanto a sua função na constipação. Saiba se a banana prende o intestino
Consumir certos alimentos pode ser a solução para acabar com a constipação. Um exemplo bem conhecido disso é o café, que é capaz de te fazer correr para o banheiro em pouco tempo. Mas, quanto à banana, ela prende o intestino ou ajuda a fazer cocô?
Antes de responder essa questão, vamos entender o que é constipação e porque ela acontece.
A constipação é definida como três ou menos evacuações por semana, podendo ser com fezes duras, secas, irregulares ou difíceis de passar, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH). Na maioria das vezes, esse problema pode ser tratado em casa, e o primeiro passo para isso é simplesmente incorporar mais alimentos ricos em fibras em sua dieta.
Benefícios da banana para o funcionamento do intestino
Uma banana média é considerada uma boa fonte de fibras, pois fornece 3 gramas do nutriente (quase 11% da ingestão diária recomendada), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Mais especificamente, as bananas contêm tanto fibras solúveis, ou seja, aquelas que se dissolvem em água para formar um material semelhante a gel, que ajuda a criar fezes macias e fáceis de passar, quanto as insolúveis, que não se dissolvem na água e ajudam a promover o movimento do material através do trato gastrointestinal e aumentar o volume das fezes.
Além disso, essa fruta ainda contêm sorbitol, um álcool de açúcar natural que pode ter efeitos semelhantes aos laxantes. Por ser mal absorvido, ele puxa a água para o intestino e pode acelerar o funcionamento do trato gastrointestinal, aumentando o teor de água nas fezes. Como resultado, ele pode ajudar a aliviar a constipação.
Por fim, ainda há nas bananas o amido resistente – um tipo de carboidrato que “resiste” à digestão no intestino delgado (especialmente quando verdes) –, que também pode ajudar a mover as coisas.
Em um estudo com animais de 2014, camundongos constipados que foram alimentados com amido resistente extraído de bananas experimentaram um movimento mais rápido do material no intestino delgado e fizeram cocô mais cedo do que o grupo de controle.
Embora os resultados dos estudos com animais não se apliquem necessariamente aos seres humanos, o amido resistente, em geral, é conhecido por ajudar a tratar e prevenir a constipação, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.
Além disso, um estudo de 2018 concluiu que comer bananas verdes diariamente por oito semanas ajudou a reduzir o esforço e a defecação dolorosa entre crianças constipadas.
Então, as bananas não prendem o intestino?
Se a banana pode colaborar com o bom funcionamento do intestino, elas não podem causar constipação, certo? Não necessariamente.
Apesar de não haver atualmente muitas pesquisas investigando essa questão, um estudo de 2005 feito com mil pessoas, sendo elas saudáveis, com constipação crônica ou com síndrome do intestino irritável com constipação, concluiu que as bananas foram o terceiro alimento mais comum apontado pelos entrevistados como causa da constipação.
Além disso, é possível que essa fruta contribua para a constipação se você estiver comendo muita fibra em geral. Isso porque consumir a mais também pode ter efeitos colaterais negativos, incluindo constipação, inchaço, cólicas e, em casos raros, bloqueio intestinal, segundo informações publicadas pela Duke University, dos Estados Unidos.
Por outro lado, bananas verdes podem ajudar a aliviar a diarreia, de acordo com um estudo que descobriu que consumir uma dieta à base de arroz contendo bananas verdes cozidas por sete dias reduziu significativamente a quantidade de fezes produzidas por crianças com diarreia persistente.
Há, ainda, outra pesquisa que também descobriu que adicionar bananas verdes nas dietas encurtou o período de recuperação de crianças com diarreia aguda e prolongada.
A conclusão disso tudo, portanto, é que, com base em todas as pesquisas e estudos, as bananas podem ser mais propensas a fazer você fazer cocô do que prender o intestino.
Isso, contudo, depende de cada caso e pode mudar de pessoa para pessoa. Por isso, é indicado buscar um médico se você notar que a fruta ou qualquer outro alimento está interferindo em sua saúde intestinal.