14 alimentos para recuperar o organismo após as festas de fim de ano

Veja como certos alimentos podem contribuir com a recuperação do organismo após os exageros de fim de ano

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 6 jan 2025, 10h12 - Publicado em 1 jan 2025, 18h00
Conheça os alimentos que podem ajudar na recuperação do organismo
Conheça os alimentos que podem ajudar na recuperação do organismo (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

É comum que algumas pessoas se empolguem com as delícias servidas durante o Natal e o Ano Novo. Porém, após este período, é necessário que a rotina seja retomada, apostando em alimentos para reequilibrar o organismo.

De acordo com William Petter, nutricionista e personal trainer da clínica Nova Anália Estética Avançada (SP), existem diversos ingredientes capazes de cumprir com essa função. No entanto, ele  ressalta: “Até mesmo o que é indicado consumir, não pode ser em excesso. É tudo com moderação. Até a água em excesso faz mal para o organismo”.

Dito isso, o profissional indica 14 alimentos que podem ajudar o corpo a se recuperar dos excessos do fim de ano. Confira a seguir!

14 alimentos para reequilibrar o organismo

Água e água de coco

A hidratação é essencial para combater inchaço, ressaca, mal-estar e cansaço. Sem contar que a água de coco, além de hidratar, ajuda a equilibrar os fluídos do corpo, repondo minerais perdidos, pois é rica em eletrólitos, como o potássio.

Continua após a publicidade

Chás diuréticos (chá verde, hibisco, cavalinha)

Como o nome diz, eles possuem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, combatendo o inchaço. O chá verde ainda contém antioxidantes que auxiliam na recuperação geral do organismo, mas deve ser consumido com moderação por conta da cafeína. Gestantes devem evitar o chá verde, pois  aumenta a frequência arterial.

Gengibre

Ele é considerado um anti-inflamatório natural, excelente para aliviar a má digestão, principalmente quando há o consumo de alimentos gordurosos,  e náuseas. Pode ser consumido batido com um suco ou nas refeições, usando o produto em conserva.

Continua após a publicidade

Aveia

Contém fibras solúveis que melhoram a saúde intestinal e regulam os níveis de glicose (açúcar) no sangue. É excelente para combater distúrbios intestinais e evitar picos de glicemia, ajudando a manter a energia estável ao longo do dia. Você pode incluir no iogurte, no suco, misturar com frutas ou até realizar preparações, como sopa, bolos e tortas.

Iogurte natural ou kefir

Eles são fontes de probióticos e promovem o equilíbrio da flora intestinal, essencial para combater distúrbios intestinais e melhorar a digestão.

Continua após a publicidade

Folhas verdes (espinafre, couve, rúcula)

São ricas em clorofila e fibras, ajudando a limpar o fígado e o sistema digestivo. Também são excelentes para reduzir o inchaço e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Nozes e sementes (chia, linhaça)

Ricas em ômega-3, as nozes e sementes combatem a inflamação e ajudam a regular a glicemia. Essas gorduras saudáveis também favorecem a saciedade e melhoram o funcionamento do cérebro, ajudando com alterações no sono e na fadiga.

Continua após a publicidade

Alho

Possui compostos que auxiliam no processo de detoxificação do fígado e são anti-inflamatórios. Também ajuda no funcionamento do sistema imunológico, sendo útil para o equilíbrio geral do organismo após excessos.

Canela

Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, sendo ideal para combater alterações glicêmicas comuns após festas. Também melhora a digestão e ajuda a reduzir o cansaço. Deve ser usada com muita moderação em sucos e bolos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Pepino

Rico em água, possui antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações.

Banana

Rica em potássio e vitaminas do complexo B, é ideal para repor eletrólitos perdidos, especialmente após a ressaca. Também ajuda a equilibrar o sistema digestivo e melhorar a energia, reduzindo a fadiga.

 

Melancia

Rica em água e têm efeito diurético, ajudando a eliminar o inchaço e melhorando a hidratação.

Maçã

Fonte de fibras e possui pectina, que ajuda na digestão e na limpeza do trato intestinal. Além disso, é uma fruta de baixo índice glicêmico, que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue, contribuindo para o equilíbrio energético.

Frutas cítricas

Elas são fonte de vitamina C e antioxidantes. O limão, por exemplo, auxilia o fígado no processo de detoxificação. Também melhora a digestão e pode ser combinado com água morna logo ao acordar para ajudar na recuperação do organismo. A laranja e a tangerina também melhoram a imunidade, contribuindo para reduzir o mal-estar e a sensação de cansaço. Já o abacaxi contém bromelina, uma enzima que facilita a digestão de proteínas e melhora o funcionamento intestinal. Também é diurético, ajudando a reduzir o inchaço e melhorar a hidratação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.