10 alimentos que melhoram o humor
A ingestão frequente desses alimentos dão um boost na sua saúde física e mental
Confira essa lista dos melhores alimentos que melhoram o humor:
1Bananas
A vitamina B6 nas bananas pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e reduzir os sintomas relacionados ao humor da TPM. Além disso, cada um fornece cerca de 12% de suas necessidades diárias de fibras para uma melhor digestão.
2Figos
Os figos são outro alimento que pode ajudá-lo a descansar mais devido ao seu teor de potássio, magnésio, cálcio e ferro. Esses minerais ajudam no fluxo sanguíneo e na contração muscular, que são essenciais para adormecer. Também possui alto poder antioxidante e vitaminas A, B1, B2, C, K e E em sua composição. Existem mais de 750 tipos de figo, que podem ser encontrados em vários tamanhos, formas e cores. No entanto, os mais comuns são os figos pretos, vermelhos, roxos, verdes e amarelos, com formato semelhante ao da pera. Por ser uma fruta de poucas calorias —cerca de 70 kcal em 100 gramas —, baixo índice glicêmico e fonte de compostos bioativos (com atividades antioxidantes e anti-inflamatórias) na polpa e na casca.
3A bebida nativa da China e da Índia é produzida a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Pode ser consumido quente, frio e também há a versão em cápsulas. O chá verde contém L-teanina, uma substância que, quando consumida com frequência, ajuda a proporcionar relaxamento. A cafeína também presente na bebida melhora a disposição geral e a função cerebral, apesar de ter menor concentração que o café, por exemplo.
Pimentão vermelho
Você sabia que o pimentão vermelho contém mais vitamina C do que uma laranja? Ele apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (10 vezes mais que o pimentão verde). Além disso, é rico em licopeno, que contribui para a redução de problemas cardiovasculares, por sua vez.
5Oleaginosas
Elas não apenas deixam as refeições mais saborosas e crocantes, mas são uma das poucas fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3 saudáveis, um nutriente que é benéfico para o cérebro e o coração.
Kefir
Ele é o probiótico do momento! Esta bebida láctea fermentada é semelhante ao iogurte e oferece muitos benefícios probióticos para a saúde. O consumo regular de kefir ajuda a reduzir problemas intestinais, oferece compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptídeos, que contribuem para a saúde. Um estudo realizado por pesquisadores indianos, publicado pelo National Center for Biotechnology Information afirma que a bebida possui um efeito protetor contra a úlcera péptica e o câncer gástrico, especialmente causado pela bactéria H. pylori, que afeta uma parte da população mundial. Segundo os resultados, a inclusão de probióticos contendo iogurte ou kefir leva a uma melhor eficácia melhorada no tratamento, além de reduzir os efeitos colaterais das enfermidades.
Edamame
É um alimento à base de soja rico em proteínas: são 11,9 g em 100 g do alimento. Bastante consumido em países asiáticos, é uma leguminosa colhida ainda verde, sendo mais fácil de ser digerida. Ajuda na saúde das articulações, dos ossos, da pele, das unhas e dos cabelos, no equilíbrio dos hormônios e na manutenção do sistema nervoso e das defesas do corpo.
8Chocolate
O chocolate amargo é repleto de antioxidantes, que podem aumentar os níveis de serotonina e proteger contra o declínio cognitivo. “A ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos no funcionamento cognitivo ao longo do tempo”, disseram os autores da revisão Valentina Socci e Michele Ferrara, em análise publicada em Frontiers in Nutrition.
9Queijo cottage
Ele é uma ótima fonte de proteína e triptofano, um aminoácido essencial associado à melhora do humor e da cognição em vários estudos de pesquisa. Uma xícara de cottage (cerca de 226g) tem 28 g de proteína, 6,2 g de carboidrato, 24% de fósforo (considerando a ingestão diária de referência – IDR) e 59% de vitamina B12.
1 0Aveia
A fibra solúvel da aveia a manterá saciada por mais tempo que uma tapioca, por exemplo. Além disso, as vitaminas B na aveia também ajudam seu corpo a produzir energia de todos os alimentos que você consome.