Continua após publicidade

Alimentos que diminuem o enjoo: 8 opções que podem ajudar

Passar o dia com náuseas é uma das sensações mais desconfortáveis que se pode ter. Para evitar isso, confira quais alimentos diminuem o enjoo

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 9 jul 2023, 10h00
Veja quais alimentos podem ajudar a diminuir a sensação de enjôo
Veja quais alimentos podem ajudar a diminuir a sensação de enjoo (Anton Uniqueton/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Passar o dia nauseado, com aquela impressão de que a qualquer momento você precisará correr para o banheiro com a mão na boca, é uma das sensações mais desconfortáveis que se pode ter. Nessas horas, contudo, é possível contar com a ajuda de alguns alimentos que diminuem o enjoo.

Por serem ricas em nutrientes específicos, certas comidas têm o poder de amenizar os desconfortos causados pelo estômago que resultam, muitas vezes, em vontade de vomitar.

E, apesar de já existirem medicamentos que cumpram essa função, existem alimentos que são cientificamente comprovados para diminuírem esse mal estar. Veja, a seguir, quais são eles de acordo com estudos e pesquisas.

Alimentos que diminuem o enjoo

1

Comidas amargas

Alimentos amargos, no geral, já são usados há milhares de anos como digestivos, pois seu consumo estimula a secreção de saliva e sucos digestivos, aumentando o esvaziamento gástrico e aliviando as náuseas.

De acordo com o German Commission E, inclusive, essas comidas são consideradas bons remédio para dispepsia, ou seja, má digestão ou gastrite, que pode levar ao enjôo.

2

Pimenta

A capsaicina, componente químico presente nas pimentas malagueta e que lhes confere o calor e o tempero característicos, tem sido amplamente utilizada em tratamentos tópicos para alívio da dor desde a década de 1980, como apontou um estudo publicado em 2021.

Usada também na fórmula de cremes e loções, por exemplo, essa substância alivia a dor através da perda de funcionalidade de seus receptores, o que permite o alívio de condições como enxaquecas, dores musculares e artrite.

Continua após a publicidade

Segundo um estudo conduzido em 2002, contudo, essa perda de funcionalidade dos receptores de dor provou também que a capsaicina é um remédio eficaz para náusea.

3

Gengibre

Falando em gengibre, esta raiz também é sinônimo de conforto estomacal desde os tempos antigos, uma vez que contém propriedades antieméticas – ou seja, que ajudam a tratar náuseas e vômitos – e anti-inflamatórias.

Continua após a publicidade

Não faltam estudos médicos que comprovem a eficácia do gengibre como remédio para enjôos, com a maioria deles focando nos desconfortos matinais e náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.

4

Limão

Os limões podem ser uma cura popular para o enjoo matinal, mas também funcionam para aliviar outros tipos de náusea. Isso porque eles ajudam a curar o corpo de toxinas, independente da forma com que forem consumidos: suco, no chá ou até mesmo por seu cheiro.

Sim, você leu certo! Um estudo de 2014 descobriu que simplesmente inalar o aroma de um limão fresco permitia que as mulheres grávidas sentissem menos náuseas e vômitos.

5

Maçãs

Por serem ricas em fibras, as maçãs também entram nessa lista, pois ajudam a livrar o corpo das toxinas mais rapidamente, além de retardarem e facilitarem a digestão, o que pode ajudar a aliviar a náusea, segundo estudos.

No entanto, é importante tomar cuidado para não consumir em excesso qualquer alimento com fibra, porque isso pode realmente aumentar seu enjoo.

Continua após a publicidade

A sugestão, então, é comer uma maçã inteira ou fatias de uma, se for mais fácil de engolir. Porém, se ainda assim ela parecer intragável, opte por um pouco de purê de maçã ou suco de maçã.

6

Hortelã

Muitas pessoas nem fazem ideia do por quê, mas costumam tomar chá de hortelã quando estão se sentindo mal.

Continua após a publicidade

De acordo com estudos, essa é uma erva recomendada para náuseas por ajudar a bile a fluir pelo sistema digestivo, fazendo com que todos os processos do estômago funcionem melhor ao mesmo tempo.

E adivinha? Assim como o limão, o aroma dela também pode ser benéfico, porém nesse caso sendo usado através da aromaterapia com óleos essenciais.

Um estudo com mais de 300 pacientes com náusea pós-operatória constatou que os óleos de hortelã diminuíram os sintomas dessas pessoas quando elas receberam tratamentos de aromaterapia com uma mistura de óleos, incluindo de hortelã-pimenta.

7

Bolachas salgadas

Esse item pode não ser nenhuma surpresa para você, já que é um alimento muito usado para náuseas desde a época da vovó. Porém, há uma razão científica por trás disso.

Continua após a publicidade

O segredo é que eles são ricos em amido, que ajuda a absorver os ácidos estomacais e acalmar o sistema digestivo.

De acordo com um estudo de 2015  sobre alimentos que aliviam náuseas em pessoas que sofrem de gastroparesia – uma condição que impede o esvaziamento adequado do estômago –, bolachas salgadas foram apontadas como uma opção que diminuía os sintomas do quadro, incluindo os enjoos.

8

Comidas geladas

Para muitos, o enjoo e a sensibilidade a cheiros andam de mãos dadas. Uma maneira de contornar isso é buscar alimentos frios, já que eles geralmente são menos aromáticos do que os quentes, de acordo com uma pesquisa de 2019.

Boas opções para esse caso são picolés, gelatina, sorvete ou até mesmo chupar cubos de gelo para amenizar as náuseas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.