Continua após publicidade

Alimentos que causam espinhas: conheça os 6 principais

Entenda como o que você come pode interferir na saúde e aparência da sua pele

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 4 ago 2023, 18h08
Alimentos que causam espinhas
 (master1305/Freepik)
Continua após publicidade

A acne está presente na pele da maior parte das pessoas, atingindo quase 10% da população mundial. Diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, entre eles, produção exagerada de sebo e queratina, bactérias, hormônios, poros obstruídos e inflamações. Além disso, pesquisas recentes mostram que a dieta também pode ter relação com o surgimento do problema. A seguir, a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança lista seis alimentos que causam espinhas:

1

 

Grãos refinados e açúcares

De acordo com um estudo, o consumo frequente de alimentos ricos em açúcar ou gordura foi associado a uma probabilidade 54% maior de ter acne, enquanto as bebidas açucaradas foram associadas a uma probabilidade 18% maior. Esses resultados podem ser explicados devido ao fato de os carboidratos refinados interferirem nos níveis de açúcar e insulina no sangue.

Como conta Cris Ribas, os carboidratos refinados são absorvidos rapidamente pela corrente sanguínea, provocando um aumento drástico dos níveis de açúcar no nosso organismo. Com isso, os níveis de insulina também sobem e geram um estímulo dos hormônios andrógenos, resultando na produção de oleosidade e na piora dos cravos e espinhas.

Diante disso, se você quer manter a sua pele livre da acne, o melhor a se fazer é manter uma dieta de baixo índice glicêmico, que também é benéfica para a prevenção de outras doenças, como diabetes e doenças cardíacas.

Pão, biscoitos, cereais, bebidas açucaradas e macarrão feito com farinha branca são exemplos de alimentos que devem ser evitados.

 

2

 

 

Laticínios

Continua após a publicidade

Vários estudos encontraram uma relação entre produtos lácteos e a gravidade da acne em adolescentes. Dois estudos também pontuaram que adultos jovens que consumiam leite ou sorvete regularmente apresentavam quatro vezes mais chances de sofrer com a condição dermatológica.

É válido ressaltar que, até o momento, a pesquisa se concentrou principalmente em adolescentes e adultos jovens e mostrou apenas uma correlação entre leite e acne, não uma relação de causa e efeito. Isso significa que ainda não há clareza sobre como o leite pode favorecer a formação das espinhas, apesar de existirem diversas teorias propostas.

Enquanto alguns estudos sugerem que os laticínios podem aumentar os níveis de insulina, o que pode piorar a acne, outros demonstram resultados mistos. O leite de vaca também é rico em aminoácidos que estimulam o fígado a produzir mais IGF-1 (fator de crescimento), que tem sido associado ao desenvolvimento da acne.

Embora existam especulações sobre os motivos que fazem com que o leite piore a acne, não está claro se os laticínios desempenha um papel direto. Mais pesquisas são necessárias para descobrirmos se há uma quantidade ou um tipo específico de laticínios que pode gerar o agravamento do quadro.

3

 

Fast-food

A ingestão de uma dieta calórica, gordurosa e repleta de carboidratos refinados possui uma forte ligação com a acne. Itens de fast-food, como hambúrgueres, nuggets, cachorros-quentes, batatas-fritas, refrigerantes e milkshakes, podem ser considerados grandes vilões para a pele por diversas razões.

Continua após a publicidade

Uma delas é que o consumo frequente desses alimentos pode aumentar os níveis de açúcar e insulina, estimulando o aparecimento de espinhas e cravos indesejados. Outra é que eles colaboram para a produção de oleosidade, favorecendo a obstrução dos poros e a formação da acne. Em terceiro lugar, o fast-food, por ser repleto de gorduras, pode inflamar a derme.

4

 

 

Gorduras saturadas e trans

As gorduras saturadas, encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite integral e manteiga, e as trans, encontradas em alimentos processados, como biscoitos, bolos e salgadinhos, podem colocar em risco a saúde da derme, já que ambas contribuem para inflamações no corpo. Além disso, as gorduras saturadas tendem a estimular a produção de sebo.

5

 

 

Chocolate

Continua após a publicidade

Por muito tempo, se acreditava que o chocolate podia ser o responsável pela acne, porém pesquisas científicas não encontraram uma relação direta entre o consumo da guloseima e a condição.

Apesar de alguns estudos sugerirem que o consumo do chocolate o leite pode influenciar negativamente nos quadros de acne em adolescente, ainda não existem evidências suficientes que comprovem essa associação.

6

 

 

Alimentos com alto índice glicêmico

Como os alimentos com alto índice glicêmico podem elevar rapidamente os níveis de açúcar e de insulina no organismo, eles podem levar ao desenvolvimento de espinhas. Sendo assim, para ajudar a reduzir o risco do problema, o recomendado é limitar a ingestão desses alimentos.

PREVENÇÃO

Continua após a publicidade

“No entanto, é importante lembrar que a dieta não é o único fator que contribui para a acne e que outras medidas, como manter uma rotina de cuidados com a pele, também são importantes para prevenir e tratá-la. Além disso, cada pessoa pode reagir de maneira diferente aos alimentos, e é importante lembrar que uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para a saúde geral, incluindo a pele. Portanto, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde para obter orientação individualizada sobre a dieta e o tratamento da acne”, conclui Cris Ribas Esperança.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.