Continua após publicidade

7 alimentos para clarear a pele, cientificamente comprovados

Uma vez que a beleza começa de dentro para fora, veja quais alimentos podem ajudar a clarear a pele, de acordo com pesquisas e estudos

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 6 ago 2023, 10h00
A castanha-do-pará está entre os alimentos para clarear a pele. Veja quais são todos eles!
A castanha-do-pará está entre os alimentos para clarear a pele. Veja quais são todos eles! (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Ano após anos, cada vez mais pessoas estão valorizando a ligação entre a comida e seus efeitos na aparência. Isso porque, graças à ciência, hoje sabemos que é possível escolher alimentos para clarear a pele, melhorar sua qualidade e até mesmo evitar rugas e linhas de expressão.

Atualmente, com a valorização dos cuidados de beleza começando de dentro para fora, é possível encontrar uma série de pesquisas científicas que trazem informações importantes sobre os benefícios dos alimentos para a pele, cabelos e unhas.

A seguir, você confere os alimentos que foram apontados em estudos como boas opções para clarear a pele, bem como as razões desses efeitos.

Alimentos para clarear a pele

1

Frutas vermelhas

Mirtilos, amoras e cranberries – para não mencionar o todo-poderoso goji berry – são ricos em antioxidantes e repletos de nutrientes.

Segundo um estudo de 2020, os antioxidantes são anti-inflamatórios que ajudam o corpo a se curar e, ao mesmo tempo, protegem contra outros danos causados pelos radicais livres – fazendo maravilhas pela pele.

Continua após a publicidade

Assim, uma vez que elas são ricas em antioxidantes, incluindo vitamina A e vitamina C, essa frutas oferecem o benefícios de clareamento para a pele.

Além disso, há, ainda, o ácido elágico, que parece ser o antioxidante predominante neste grupo de alimentos e também é responsável por alguns de seus benefícios relacionados à pele.

2

Folhas verdes

Verduras folhosas como espinafre, couve, couve, brócolis e couve de bruxelas contêm uma potência de antioxidantes e vitaminas que fornecem uma infinidade de benefícios para a pele.

Continua após a publicidade

De acordo com o mesmo estudo apontado acima, esses alimentos fornecem ao corpo:

  • Vitamina A, que atua contra a pele seca e escamosa;
  • Vitamina C, que desfaz os danos causados pelo sol ao colágeno e à elastina;
  • Vitamina E, que ajuda a combater a inflamação.

Além disso, as folhas verdes contêm folato, um nutriente necessário para o reparo do DNA.

3

Cúrcuma

Além de fazer maravilhas para aliviar a inflamação, uma pesquisa publicada em 2019 indicou que a cúrcuma também demonstrou melhorar seu sistema imunológico e apoiar a função cerebral adequada.

Continua após a publicidade

Para isso, o indicado é consumir com água morna para equilibrar a flora natural da pele e proteger as células da pele contra os radicais livres.

4

Castanha-do-pará

O selênio, encontrado na castanha-do-pará, é outro poderoso antioxidante que ajuda a proteger a pele dos radicais livres.

Continua após a publicidade

Além disso, estudos demonstraram que essa propriedade pode ajudar a clarear a pele, reduzindo o risco de erupções cutâneas e diminuindo a acne.

5

Frutas cítricas

As frutas cítricas são uma fonte naturalmente rica de vitamina C, um potente antioxidante que acelera a renovação celular, combate os danos e inflamações dos radicais livres e auxilia na produção de colágeno e elastina.

Segundo a ciência, ela também estimula o corpo a metabolizar mais rápido e pode ajudá-lo a se sentir menos inchado.

Continua após a publicidade

6

Chá verde

Alguns de seus muitos benefícios, segundo pesquisas, incluem ajudar a retardar os danos ao DNA, interromper a inflamação e até mesmo proteger contra danos causados pelo sol e queimaduras.

7

Peixe

Peixes gordurosos, especificamente salmão, sardinha e cavala, fornecem proteínas e aminoácidos essenciais, que constituem os blocos de construção de nossa pele e a mantêm forte.

Além disso, eles são embalados com ácidos graxos essenciais como ômega-3 e ômega-6, que retêm a barreira de óleo natural da pele, combatendo o ressecamento e a tez irregular, como apontou um estudo chinês.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.