Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Harvard revela 5 alimentos essenciais para uma vida longa e saudável

O que especialistas da universidade comem todos os dias para viver mais e melhor

Por Giovana Santos
2 out 2024, 18h00 • Atualizado em 21 out 2024, 17h29
mix de nuts
 (simonidadjordjevic/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Que a alimentação é um dos principais fatores para vivermos mais (e melhor!) você provavelmente já sabe. Mas será que você conhece os alimentos que contribuem para a nossa longevidade?

    Tudo bem, nenhum ingrediente é milagroso. Mas a verdade é que se você fizer destes 5 itens a seguir a base da sua dieta equilibrada, pode contribuir para uma saúde forte no futuro:

    Quais alimentos especialistas de Harvard comem para a longevidade?

    Tudo começou quando a emissora de televisão americana CNBC resolveu entrevistar duas pesquisadoras da Universidade de Harvard, uma das mais conhecidas e conceituadas ao redor do mundo. Uma Naidoo, psiquiatra especialista em Nutrição, e Lisa Genova, neurocientista, foram perguntadas sobre o que elas costumavam incorporar no cardápio. Confira a resposta: 

    Siga
    • Nozes e sementes;
    • Vegetais de folhas verde-escuras;
    • Frutas vermelhas;
    • Peixes e proteínas magras;
    • Leguminosas.

    Comer bem para viver mais e melhor

    Sabe o que todos os alimentos apontados pelas especialistas têm em comum? São conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias.

    Continua após a publicidade

    A incorporação de alimentos que combatem a inflamação crônica é uma estratégia poderosa para a saúde do organismo como um todo. Elementos antioxidantes com ácidos graxos, ômega-3 e fibras, encontrados em abundância em itens naturais e frescos, são os pilares de uma dieta que promete não só nutrir, mas também restaurar o equilíbrio e a funcionalidade corporal.

    Vale dizer, porém, que além da escolha de alimentos, é importante adotar um estilo de vida saudável. A atividade física regular, o sono reparador e o manejo do estresse são componentes essenciais que trabalham em conjunto com a dieta para diminuir a inflamação – e, assim, garantir a longevidade.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.