Alimento hipercalórico: 10 opções saudáveis para ganho de peso
Estratégias saudáveis para aumentar o peso com segurança
Pode parecer contraindicativo para muitas pessoas, mas há quem quer (e até precisa), sim, ganhar peso. No entanto esse objetivo não deve vir às custas da sua saúde, entupindo-se de fast foods e alimentos ultraprocessados. A sua melhor estratégia é apostar nas opções de alimento hipercalórico saudáveis.
Veja aqui em quais apostar.
ALIMENTO HIPERCALÓRICO SAUDÁVEL: 10 opções
A melhor estratégia para você se manter na dieta é, em vez de mudar radicalmente o que você come, manter sua rotina de refeições, apenas adicionando energia de forma eficiente às refeições e lanches sem alterar muito a integridade da refeição original.
Os seguintes alimentos podem ser úteis para aumentar a energia total das refeições, pois são fontes de energia mais concentradas.
- Abacate;
- Manteiga;
- Queijo;
- Creamcheese;
- Creme de leite;
- Óleos vegetais;
- Nozes e sementes;
- Pasta de amendoim, de nozes e de sementes;
- Frutas secas;
- Iogurte integral.
IDEIAS DE LANCHES COM ALIMENTO HIPERCALÓRICO
- Smoothie feito com leite integral, banana e manteiga de amendoim;
- Waffle congelado torrado com óleo de coco e coberto com manteiga de amêndoa, frutas e mel;
- Iogurte grego integral coberto com granola;
- Ovos mexidos feitos com creme de leite;
- Mix de castanhas com nozes e frutas secas;
POR QUE GANHAR PESO
Existem várias razões para querer ganhar peso.
Se você for classificado como abaixo do peso de acordo com seu índice de massa corporal (IMC), seu médico ou nutricionista pode recomendar que você ganhe peso.
Como alternativa, se você é um atleta, pode querer ganhar peso – idealmente na forma de massa muscular – para ter um melhor desempenho em seu esporte.
Em outras circunstâncias, você pode ter um problema de saúde que aumenta suas necessidades calóricas, como câncer ou infecção, ou estar se recuperando de uma grande cirurgia.
TAXA SEGURA DE GANHO DE PESO
Embora os estudos sobre o assunto sejam escassos, uma taxa aceitável de ganho de peso é de 0,2 a 0,9 kg por semana — no entanto, em pessoas com desnutrição grave, o ganho de peso de cerca de 2 kg por semana foi alcançado com segurança.
O rápido ganho de peso pode levar a efeitos colaterais desconfortáveis, como inchaço, desconforto estomacal e retenção de líquidos.
Além disso, o rápido ganho de peso pode aumentar os níveis de triglicerídeos, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.