Continua após publicidade

5 dicas para consumir carboidratos sem comprometer a dieta

Veja como incluí-los na sua alimentação sem prejudicar a sua jornada de emagrecimento

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h45 - Publicado em 31 mar 2023, 13h09
Como consumir carboidratos sem comprometer a dieta
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Quando o assunto é emagrecer, há quem acredite que os carboidratos são grandes vilões, associando o consumo dessa substância ao aumento de peso. Entretanto, durante o processo de perda dos quilinhos a mais, é importante ter em mente que nenhum alimento é maléfico e que a privação pode interferir negativamente no objetivo desejado. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a nossa alimentação tenha, no mínimo, 40% de carboidratos. Fonte importante de energia para o corpo, eles são essenciais para que as funções do organismo aconteçam adequadamente. Por essa razão, devem ser incluídos no cardápio de quem quer ter uma alimentação saudável e equilibrada.

“Muitas vezes, quando começamos uma dieta, acreditamos que os carboidratos têm que ser excluídos de nossas vidas. É preciso ter em mente que esse grupo alimentar não prejudica a jornada de emagrecimento. Basta não consumi-lo em quantidade excessiva, nem optar por fontes pouco saudáveis. A regra é simples. Se você consumir mais carboidratos do que seu corpo precisa para a energia diária, o excesso será armazenado como gordura, prejudicando seu processo de perda de peso, se não, seu consumo será benéfico”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Ao cortar o carboidrato da sua rotina alimentar, a pessoa pode desencadear alguns sintomas desagradáveis, por exemplo, cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza e falta de ar. 

Vale ressaltar que existem dois tipos de carboidratos: os refinados e os simples. Os refinados são aqueles encontrados em alimentos como pão branco, massas e açúcares adicionados, e são digeridos rapidamente, provocando um pico de açúcar no sangue e uma sensação de fome em pouco tempo. Por isso, um conselho importante é sempre ter muito cuidado na hora de escolher as fontes de consumos.

Para te ajudar a emagrecer e a fazer decisões alimentares mais inteligentes, o VigilantesdoPeso, programa que há 60 anos ajuda as pessoas a perderem peso com saúde, listou cinco dicas:

1

 

 

Priorize as frutas e os vegetais frescos

Continua após a publicidade

Esses grupos de alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Além disso, por serem absorvidos de uma maneira mais lenta, promovem uma sensação maior de saciedade.

2

 

 

Opte por grãos integrais

São os melhores fontes de fibras e de outros nutrientes indispensáveis para o organismo, entre eles, as vitaminas do complexo B.

 

3

 

 

Desfrute de laticínios com baixo teor de gordura

No geral, os produtos lácteos (leite, queijo e iogurte, por exemplo) são boas fontes de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais. Uma dica é: prefira versões com pouca gordura e evite aquelas que tenham adição de açúcar em sua composição.

Continua após a publicidade

 

4

Diminua o consumo de açúcar adicionado

 

Segundo a OMS, o consumo total de açúcar adicionado não pode ser maior do que 10% das calorias totais ingeridas diariamente. Então, mantenha distância de doces, alimentos processados e refrigerantes.

5

Equilibre as porções

 

Combine os alimentos fontes de carboidratos com outros fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Uma refeição com arroz integral, feijão, frango grelhado e uma salada de legumes, é uma ótima opção para busca um prato balanceado.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.