Chá de gengibre: benefícios e como preparar
A raiz pode ser um aliado contra diversas doenças crônicas e dores
O gengibre é a raiz do Zingiber officinale, uma planta tropical relacionada ao açafrão e ao cardamomo, de acordo com um artigo do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI). A raiz tem sido usada como alimento e tempero (delicioso) por milhares de anos, de acordo com a North Carolina State University.
Sua bebida é repleta de nutrientes bons que trazem benefícios para o corpo, desde sua função cerebral até a pressão arterial. Se você está buscando por uma opção saudável, pouco doce, um pouco apimentado e super nutritivo, o chá de gengibre é a melhor opção.
5 BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE
1ELE É RICO EM ANTIOXIDANTES
O chá de gengibre é rico em antioxidantes, incluindo gingerols, shogaols e paradols. Essas substâncias ajudam a combater o estresse oxidativo, reduzindo a ação dos radicais livres. Isso acontece pois poluentes ambientais, radiação UV e escolhas alimentares podem aumentar a produção de radicais livres do corpo, que, em excesso, podem danificar as células e causar estresse oxidativo, de acordo com estudos . Isso pode levar a doenças crônicas, como problemas no coração e câncer. Mas os antioxidantes, como os do chá de gengibre, trabalham para estabilizar esses radicais livres, limitando seu potencial prejudicial ao corpo.
Além disso, a atividade antioxidante do chá de gengibre também ajuda na inflamação. De acordo com uma revisão científica de 2016, ela ocorre em decorrência de um estresse oxidativo – promove doenças crônicas, de acordo com o NCBI . Ou seja, os polifenóis do gengibre podem inibir a síntese de citocinas pró-inflamatórias [por exemplo, proteínas], reduzindo assim a carga de inflamação no corpo.
2DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
Outro benefício do gengibre e seu impacto positivo na saúde do cérebro – graças aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios do gengibre. Isso porque o estresse oxidativo e a inflamação podem levar a doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, de acordo com uma revisão científica de 2020 . Durante esse processo, ocorre a danificação dos neurônios (células nervosas do cérebro), responsáveis por funções cognitivas, como memória e aprendizado. Os antioxidantes do gengibre – mais notavelmente, gingerol, shogaol, paradol – podem proteger o cérebro do estresse oxidativo e da inflamação, potencialmente evitando doenças neurodegenerativas, de acordo com a revisão.
3REDUZ PRESSÃO ALTA
A hipertensão é um grande fator de risco quando o assunto é problemas cardíacos. Isso porque ela pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos, dificultando que o sangue chegue com eficiência ao coração, de acordo com American Heart Association.
O gengibre pode prejudicar a atividade da enzima conversora de angiotensina, ou ACE, de acordo com uma revisão científica publicada pela Frontiers in Pharmacology. Algo essencial, uma vez que a ECA transforma uma substância chamada angiotensina I em angiotensina II, que estreita os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial, de acordo com uma revisão de 2019.
4
REGULA O AÇÚCAR NO SANGUE
Ah, o antioxidante. Além de reduzir doenças neurodegenerativas e doenças crônicas, os antioxidantes presentes no gengibre são capazes de prevenir a diabete, já que o estresse oxidativo pode levar a um controle inadequado do açúcar no sangue, além de danificar certas células do pâncreas que são responsáveis pela produção de insulina, de acordo com uma revisão no International Journal of Molecular Sciences, levando a diabetes.
5PODE AJUDAR NA DOR
Dor musculares e dores na articulações podem ser aliviadas com o gengibre. Os polifenóis da raiz são capazes de reduzir os níveis de citocinas inflamatórias, reprimindo assim a inflamação no corpo. Uma revisão científica de mais de 20 estudos também descobriu que o gengibre pode aliviar a dor – incluindo cólicas menstruais, osteoartrite e enxaquecas .— ao inibir as prostaglandinas, compostos envolvidos na dor. Porém, a revisão também observa que, embora o uso de gengibre para alívio da dor seja promissor, “são necessários mais estudos para criar um consenso sobre a dosagem de gengibre para terapia de longo prazo” segundo a revisão.
COMO PREPARAR O CHÁ DE GENGIBRE
Fazer chá de gengibre fresco é simples. Descascá-lo é opcional e normalmente só o fazemos se não for orgânico ou se tiver sujeira ou manchas na casca.
- Derrame 1 xícara de água sobre uma porção de 1 colher de sopa de gengibre picado em uma panela.
- Ferva por 7 a 12 minutos.
- Para um chá mais suave, basta usar menos gengibre ou ferver por menos tempo.
- Coe, deixe esfriar um pouco e beba.