@boaforma

Treinar à noite realmente atrapalha o sono?

@boaforma

Pesquisas revelam que dormir bem possui um papel fundamental em processos como metabolismo, crescimento e reparação de tecidos (músculos).

@boaforma

Além disso, uma boa noite de sono garante que a memória, o tempo de reação e até mesmo tomada de decisões funcionem no seu dia a dia.

@boaforma

E tudo isso impacta diretamente no seu desempenho, independente da atividade que pratica.

@boaforma

Mas, com a correria do dia a dia, muitas pessoas optam por treinar à noite, após o horário de trabalho.

@boaforma

E estudos mostram que é preciso cuidado, pois praticar atividades físicas à noite, poucas horas antes de dormir pode prejudicar o sono.

@boaforma

“A atividade física e o sono são fatores interdependentes. Já foi demonstrado que a prática regular de exercícios físicos reduz a latência para o início do sono, ou seja, o tempo que levamos para adormecer, aumenta o tempo total de sono e melhora a qualidade geral do descanso”

Marcial Pereira,  médico do esporte

@boaforma

De acordo com o Instituto do Sono, ao realizar atividades físicas intensas perto da hora de dormir, pode prejudicar seu sono, pois elas são estimulantes, elevando a temperatura do corpo, o que pode atrapalhar na  hora de dormir.

@boaforma

A sugestão é optar por exercícios mais leves, como Yoga ou caminhada.

@boaforma

O ideal é encerrar a atividade física até 3 horas antes de ir para a cama.

@boaforma

“Assim os níveis de endorfina e temperatura corporal central retornam aos níveis que induzem ao sono”

Vânia D’Almeida pesquisadora do Instituto do Sono e Professora Titular da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono, do Departamento de Psicobiologia  da Unifesp

Veja mais no site!