@boaforma

Projeto Verão: 4 perrengues de quem começa com tudo na academia

@boaforma

Com a chegada da estação mais quente do ano, muitas pessoas resolvem intensificar  a rotina de treinos na academia, não é mesmo?

@boaforma

É preciso cuidados com o Projeto Verão, pois essa vontade pode gerar obstáculos que comprometem a motivação e até a saúde, como lesões, fadiga por excesso de exercício, entre outros.

@boaforma

A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível prevenir esses problemas e seguir firme no projeto verão e especialistas no assunto trouxeram quatro deles a seguir:

@boaforma

Quem já malha há algum tempo pode nem ligar, mas o surgimento de calos pode causar grande desconforto estético, além de também atrapalhar o desempenho durante o treino.

1

Calos nas mãos

@boaforma

“Os calos são áreas da camada mais externa da pele que se tornaram duras, grossas e rígidas devido ao atrito constante causado  em uma determinada região; a pele engrossa para se proteger dessa pressão/atrito constante”.

Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

@boaforma

As lesões que mais acometem os iniciantes são as musculares e articulares, geralmente por despreparo ou progressão abrupta de carga ou esforço. Para quem quer tirar o atraso na esteira, a lesão mais comum é  a do joelho de corredor.

2

Lesão

@boaforma

“Engana-se quem acredita que é um problema restrito a atletas. Na realidade, constantemente surge em corredores amadores por  falta de preparo e acompanhamento adequado”.

Dr. Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva.

@boaforma

O overtraining leva à liberação exagerada de cortisol que favorece a lesão muscular e fadiga muscular intensa.

3

Fadiga por overtraining

@boaforma

“Existem outros sintomas associados, como: a perda considerável de rendimento, de forma que os resultados não aparecem; falta de energia já no início do treino; músculos muito doloridos devido ao treinamento anterior; insônia, entre outros”.

Dra. Deborah Beranger, endocrinologista

@boaforma

Algumas pessoas produzem mais suor na região da palma das mãos e sola dos pés, o  que pode causar desconforto  e dificultar a realização  de alguns exercícios.

4

Suando demais em áreas delicadas

@boaforma

“Enquanto nas mãos,  o suor excessivo pode trazer desconfortos  em alguns exercícios, nos pés a situação também não é das melhores. O suor em excesso nessa região também pode fazer o pé ‘escorregar’ e com isso causar calos, bolhas e feridas”.

Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

Veja mais no site!